“Puxa-Saco Sem Frescura” custa R$ 99 e já tem mais de 1,9 mil alunos.

Cansada de ver funcionários competentes sendo excluídos, Luciana Azevedo, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, resolveu criar um curso para ensinar suas técnicas. Com bom humor e uma pitada de provocação, a mulher resolveu transformar a prática comum de “puxar o saco” do chefe em treinamento.

Com o objetivo de ensinar técnicas comportamentais para agradar chefes e conquistar promoções, o curso é realizado de forma online e custa R$ 99. Mais de 1,9 mil pessoas já adquiriram e contam as experiências através de depoimentos no Instagram e site de Luciana.

“Nesse curso, irei ensinar estratégias práticas pra você ter paz no trabalho e conquistar empresas e chefes. Saiba o que fazer para receber promoção de cargo e ser valorizado no seu trabalho. Não se preocupe, não ensino nada óbvio e superficial!”, diz a descrição no link de compra do curso.

Luciana Azevedo trabalha há mais de 10 anos na área de RH e já atuou em empresas como Pepsico, Arezzo, GM, Midea Carrier, Exxon Mobil na área de Recrutamento e Seleção e Consultoria de RH.

De acordo com a autora, o retorno dos alunos tem sido quase 100% positivo. Luciana afirma receber relatos diários de promoções, embora os efeitos, segundo ela, levem tempo.

O método viralizou com vídeos “sincerões” no Instagram e no YouTube. Luciana tem mais de 80 mil seguidores e mais de 21 mil inscritos, onde compartilha aulas como “Seja bobão” e “Inspire seu chefe, mesmo que ele não tenha feito nada”.

A criadora defende que não ensina bajulação vazia, mas a sobrevivência profissional. “Fingir é esperado no mundo corporativo. Engolir sapo é considerado maturidade”, diz.

“Quem não entende acha que estou ensinando a ser falso, a ser antiético. Mas a proposta é ensinar inteligência emocional, não falsidade. As empresas esperam esse tipo de comportamento”, disse Luciana em entrevista ao Uol.

 

 

Por GUIA TVSUL

18/06/2025