Produto irregular foi retirado do mercado e propaganda também está vetada.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, manipulação, propaganda e o uso de todos os lotes do gummy de tadalafila, medicamento Metbala, da empresa FB Manipulação Ltda.
A medida foi adotada porque o produto não tem qualquer tipo de regularização na Agência. Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos. A proibição também se aplica a qualquer pessoa, física ou jurídica, ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem esse produto.
De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias e precisam estar registrados na Agência. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade.
A tadalafila é um fármaco controlado, usado para disfunção erétil, e pode causar efeitos adversos graves, segundo a Anvisa.
“A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem faz a propaganda de produtos irregulares também comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, incluindo multas”, alerta a Agência.